Veseli: PDK sempre será um aliado e defensor dos interesses do setor privado

O presidente do Partido Democrata do Kosovo, Kadri Veseli, visitou na sexta-feira várias empresas em Prizren.


Nesta ocasião, disse que a pandemia os prejudicou gravemente e hoje precisam mais do que nunca da ajuda do governo central, mas também do governo municipal.


Por meio de um status em sua conta no Facebook, Veseli disse que o PDK sempre será um aliado e protetor dos interesses do setor privado.


Este é seu status completo:


Durante a visita a Prizren, parei no bairro de Kurillë para conversar com empresários de cafés e lojas sobre sua situação econômica. A pandemia os atingiu gravemente e hoje eles precisam mais do que nunca da ajuda do governo central, mas também do governo municipal.


As pequenas e médias empresas são o maior empregador do Kosovo e o Partido Democrático do Kosovo será sempre um aliado e defensor dos interesses do setor privado. Além disso, toda a sociedade deve se preocupar com a situação deles e devemos ajudá-los consumindo e usando mais produtos e serviços locais.


Alto nível de cooperação, parceria com a OTAN, mensagens otimistas dos Estados Unidos quanto à abolição da dupla tributação e liberalização de vistos para os croatas, essas são as principais mensagens após o encontro entre o primeiro-ministro croata Andrej Plenkovi dhe e o secretário de Estado americano Mike Pompeo em Dubrovnik, Croácia.


Esta é a maior visita de um oficial dos EUA à Croácia desde 2012, quando este estado membro da União Europeia foi visitado pela ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.


Em entrevista à agência de notícias croata Hina, Pompeo instou a Croácia a se distanciar da China, tanto em projetos quanto no uso da rede 5G.


“Se você tem um projeto estratégico, um projeto de segurança nacional, então a segurança nacional deve ser uma prioridade. Se as propostas forem apresentadas pelo Partido Comunista Chinês, que são mais baratas, o risco para os cidadãos é alto. "Acreditamos que a liderança croata tomará boas decisões para seu povo", disse Pompeo.


Ele acrescentou que a Croácia, como membro da OTAN, deve estar confiante de que suas prioridades estratégicas são protegidas e seguras por "aqueles que querem trabalhar de uma forma que não faríamos uns com os outros." "


"Isso é tudo que estamos procurando", disse Pompeo.


Os EUA estão se comunicando com muitos países do mundo, para se opor à cooperação deles com a empresa chinesa Huawei e sua rede 5G.


Washington colocou a empresa na lista negra por conspirar para representar uma ameaça à segurança nacional e usar sua tecnologia para espionar em nome do governo chinês.


O secretário Pompeo disse em uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro croata Andrej Plenkovic que Washington permaneceria "extremamente engajado" nos Bálcãs.


Ele elogiou o acordo de normalização econômica entre Kosovo e a Sérvia, alcançado no mês passado na Casa Branca.


"Os Estados Unidos não lideram mais ficando atrás", disse ele. Temos estado extremamente engajados nesta região na frente diplomática. Você mencionou o trabalho que realizamos com Kosovo e a Sérvia. Há mais trabalho a ser feito lá também. "É um processo, mas demos um bom primeiro passo, um bom passo em frente", disse ele, enfatizando que os Estados Unidos continuarão a se envolver seriamente com a Bósnia-Herzegovina também, relata a VOA.


Pompeo, que chegou a Dubrovnik na sexta-feira como parte de uma viagem pela Europa, agradeceu à Croácia por sua participação nas missões da OTAN, ao lado dos Estados Unidos, pela boa liderança da União Europeia na primeira metade de este ano e por seu papel positivo no sudeste da Europa.


Pompeo também discutiu com as autoridades croatas a venda de aeronaves F-16 americanas. Disse estar muito orgulhoso da qualidade dos produtos americanos e que o lado americano ofereceria boas condições financeiras, mas que "cabe à liderança croata decidir".


Ao chegar a Dubrovnik, Pompeo disse aos repórteres que deu negativo para coronavírus e que estava se sentindo bem. Comentários sobre sua saúde foram feitos depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama Melania testaram positivo para coronavírus na manhã de sexta-feira.


O secretário de Estado dos EUA disse que os cidadãos croatas em breve poderão viajar para os Estados Unidos sem visto, informa a agência croata Hina.


"Ainda há trabalho a ser feito, os documentos, as questões administrativas precisam ser resolvidas, algumas precisam ser feitas por nós e algumas pertencem aos croatas", disse Pompeo.


Hoje em Tirana foi realizada a reunião dos dois governos, sob o lema “Juntos sem Fronteiras”.


O Ministro da Economia e Meio Ambiente, Blerim Kuçi juntamente com a Ministra da Infraestrutura e Energia, Belinda Balluku, assinaram o Memorando de Cooperação para o Estabelecimento do Corredor Digital 5G e a Facilitação de Movimento no futuro.


O memorando assinado é um acordo entre os dois ministérios para cobrir inicialmente os serviços 5G "Rruga e Kombit", de forma a facilitar a mobilidade interligada e automatizada com o futuro.


“No mundo tecnológico, quando hoje é considerado 'ontem', o corredor digital que será criado entre Prishtina e Tirana com base na tecnologia 5G colocará nossos países em um grau invejável para otimizar a logística rodoviária”, disse. Ministro Kuçi.


O Tribunal Básico de Gjilan acatou o pedido do Ministério Público de Gjilan, impondo uma medida de detenção de 30 dias, para 24 suspeitos, que foram detidos durante a ação de ontem conduzida pelo Ministério Público.


Há uma suspeita fundamentada de que os réus RS, LM, FA, AA, NM, H.Rr., P.Sh., AD, FB, RK, I.Th., RA, A.Th e FK, desde novembro 2019, na zona fronteiriça entre a República do Kosovo e a República da Sérvia, respetivamente no território da aldeia Kara Karaevo, o município de Kamenica, de forma contínua, intencional e com o objetivo de ganho de propriedade ilegal, tomaram medidas de contrabando de gado, que realizadas por rotas ilegais fora da linha de fronteira, evitando o controle aduaneiro.


Com estas ações, os réus são suspeitos de terem cometido o crime de "contrabando de mercadorias", crime sancionado pelo Código Penal da República do Kosovo (CCRK).


Réus JH, N.Sh., Sh.K., KM, AI, BR, AH, HM e JB, desde dezembro de 2019, como responsáveis ​​por negócios de processamento de carnes, intencionalmente e com o objetivo de ganho material , compravam gado, que sabiam ser contrabandeado e, para efeito de venda, produzia e colocava em circulação produtos cárneos, sem fazer as devidas verificações de acordo com as normas.


Os réus acima mencionados são suspeitos de terem cometido as infrações penais "compra, recebimento ou ocultação de bens obtidos com a prática da infração penal" e "produção e distribuição de alimentos nocivos", do CCRK .


Considerando que, o réu IK, de setembro de 2019 a 18 de setembro de 2020, no restaurante "Automatizar Clube", na aldeia de Karachevo, com o objetivo de obter bens ilegalmente, organizar ilegalmente e continuamente jogos de azar, que são proibidos por lei.


Com essas ações ele é suspeito de ter cometido o crime "organização de esquemas de pirâmide e jogo ilegal" do KPRK.


O juiz de instrução da Direcção-Geral, Ramiz Azizi, após a audiência, considerou que se encontravam reunidas as condições legais para impor a detenção dos arguidos, uma vez que a imposição de outras medidas alternativas obstaria ao bom andamento do processo. Criminoso.


As partes têm o direito de recorrer desta decisão para o Tribunal de Recursos.